Confira o quanto vai subir no valor da conta de energia no Ceará após reajuste da Enel.
As contas de luz no Ceará terão um aumento médio de 3,06%. Apesar do índice pequeno comparado ao ano passado, consumidor deve ficar atento ao consumo
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça-feira (18) a revisão tarifária da Enel Distribuição Ceará, prevendo um aumento médio de 3,06% nas contas de energia. A alta passou a vigorar no último sábado (22).
Para os clientes residenciais, a alta será, em média, de 4,60%, mas o aumento chega a 11,54% para os consumidores de áreas rurais, devido à retirada do desconto definido pelo Governo Federal em 2018. Os clientes de média e alta tensão, em geral, indústrias e grandes comércios, terão uma redução de, em média, -3,77%.
Apesar de o índice deste ano ser bastante inferior aos 24,85% de alta do ano passado, o consumidor deve ficar de olho no consumo, já que a expectativa para o ano que vem é que o aumento seja maior.
Isso porque a alta nas contas neste ano é referente a uma revisão tarifária, momento em que a cada quatro anos as distribuidoras revisam os custos da empresa e reajustam as tarifas com base nisso.
De acordo com o diretor técnico do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia), Daniel Queiroz, historicamente é comum que a revisão tarifária tenha patamares mais baixos que os reajustes anuais.
Ele destaca que os reajustes anuais da Enel nos últimos 13 anos no Ceará foram de em média 9%, salvo nos anos de revisão tarifária. É esperado que no próximo ano a alta nas contas venha próxima desse patamar.
QUANTO AS CONTAS VÃO SUBIR?
Nas simulações feitas pelo Sindienergia com base em várias faixas de consumo residencial, a taxa de reajuste média ficou em 2,58%.
Os cálculos foram feitos sem contar com o acionamento de bandeiras tarifárias que tragam cobrança adicional nas contas e considerando a cobrança de ICMS de 20%.