PDT antecipa debate e pode definir ainda neste mês de junho a candidatura ao governo do Estado do Ceará
A dois meses para o encerramento das convenções que irão indicar os candidatos às eleições deste ano, crescem as expectativas nos bastidores políticos sobre o nome que o PDT irá lançar ao Palácio da Abolição.
As convenções serão realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, mas, como conta o repórter Sátiro Sales, é provável que antes desse período seja anunciado o nome de consenso. O ambiente se acirra com as críticas do presidenciável Ciro Gomes ao petista Luiz Inácio Lula da Silva.
O Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, com a participação do jornalista Beto Almeida, começa a semana com a análise dos bastidores políticos nessa fase que antecede à abertura do prazo das convenções. O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio do Interior e está, também, nas redes sociais do @cearaagora.
IZOLDA X ROBERTO CLÁUDIO
A indefinição gera inquietação ao mesmo tempo em líderes partidários tentam contornar arestas. Hoje, na base governista, dois nomes disputam a preferência da cúpula do PDT e do PT e da base aliado ao Governo do Estado: de um lado, está o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que conta com a simpatia do presidenciável Ciro Gomes e do prefeito José Sarto.
Do outro lado, está a governadora Izolda Cela, que é a primeira mulher a administrar o estado e, nos últimos dois meses, surgiu nas pesquisas de intenção de votos como uma candidata viável para enfrentar a base do presidente Jair Bolsonaro que, no Ceará, terá como candidato a governador o deputado federal Capitão Wagner.
Izolda tem como principal aliado o ex-governador Camilo Santana, é o nome preferido dos Partido dos Trabalhadores e atrai, também, a simpatia do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-senador Eunício Oliveira, do MDB. Líderes do PDT, PT, PSD e MDB participam das articulações e, ao longo do mês de junho, os nomes da chapa ao Governo e ao Senado poderão ser conhecidos dos cearenses. Outros líderes partidários avaliam, porém, que essa decisão ficará mesmo para o final do mês de julho.