Os desafios da alimentação saudável
A revolução industrial ocorrida lá por volta da metade do XVII, trouxe além das mudanças nos processos de produção, mudança no modo como a população se alimentava, em especial os trabalhadores, que naquele momento passaram a ter menos tempo para realizar suas refeições. Trazendo esse enfoque para os dias atuais, a dificuldade em se alimentar de forma adequada foi perpetuada ao longo do tempo, trazendo consequências, como a cronicidade de algumas doenças como hipertensão e diabetes.
O fator tempo é sempre levantado quando se busca entender o porque de não conseguir seguir uma alimentação saudável, uma pesquisa realizada em 2018 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) divulgada pela Agencia Brasil, mostrou que cerca de 71% dos brasileiros se preocupam nas escolhas dos alimentos que consomem, preferindo aqueles mais naturais e ricos nutricionalmente, nos últimos anos observamos que essa preocupação aumentou devido a pandemia da COVID-19, onde um dos fatores determinantes para o não agravamento da doença seria um bom funcionamento do sistema imune o qual se consegue além da suplementação através da alimentação balanceada.
Assim, queridos leitores, o que observamos é que ao longo do tempo a alimentação vem se reconstruindo e cada vez mais, a busca por uma alimentação rica e preventiva é mais presente, e apesar dos inúmeros desafios que a mesma propõe, eles são minimizados tendo em vista o beneficio o qual a mesma propõe. A dica é: comece mudando um hábito, para que este se torne rotina.
Texto: Ruana macêdo